Como preparar uma Honda CRF 230 para Trilha!..
Como preparar uma Honda CRF 230 para Trilha
Que as motos Honda CRF 230F são um sucesso ninguém duvida, e há uma razão para isso, elas são baratas, resistentes, tem boa geometria estão prontas para encarar trilhas fora de estrada. Ok, mas a Honda não fabrica estas motos para uso extremo como MotoCross e trilhas mais duras. Para isto, você tem que preparar sua CRF 230 para as piores condições. Você pode conversar com 10 pilotos diferentes que tem uma Honda CRF 230 e os 10 vão te dar dicas diferentes.
Aqui vamos relacionar algumas opções para preparar as Honda CRF 230 para trilha:
-Suspensão
Esta é sem duvida uma das modificações mais significativas e que rendem mais resultados. A suspensão de fábrica é limitada e algo simples como trocar o óleo de fábrica já da resultado, mas se você quer mais ajustes e uma suspensão mais progressiva, existem kits de válvulas e emuladores que aumentam a vida útil da suspensão e permitem ajustar a compressão e retorno da mola com maior facilidade e precisão. Também existem válvulas e kits para a suspensão traseira. Não se esqueça de instalar um protetor de bengalas.
-Escapamento
Curva e ponteira fazem muita diferença no desempenho da moto e existem modelos mais leves do que os originais. Existem diversos modelos com uma grande diferença de preço dos mais baratos nacionais aos importados.
-Acelerador rápido
Você vai agradecer quando precisar trocar de marcha rapidamente em condições mais complicadas.
-CDI
Trocando o CDI original você melhora o desempenho da moto, já que permite ir além do limite de 9800 giros, aumentando a taxa de troca de marchas com respostas mais rápidas. Apenas preste atenção e não descuide da manutenção preventiva, pois rodar acima do limite de giros pode trazer consequências.
-Comando de válvulas
Este item também proporciona maior desempenho da sua Honda CRF 230, pois aumenta em 1mm a admissão e saída, aumentando a potência e torque em médio e alto giro.
-Ibooster
Esse negócio de nome esquisito é um excelente investimento já que melhora o torque e a potência em baixo, médio e alto giro, aumenta a resposta do motor em qualquer marcha, reduz o consumo de combustível e carbonização das válvulas, protege o CDI e o melhor de tudo, não apresenta riscos para o motor.
-Velas de Ignição
Aqui vai uma indicação direta. Velas Iridium Booster. Por ter uma ponta mais fina em relação a outras, ela proporciona maior economia e desempenho, além de durar até 3 vezes mais. Se você investiu num Ibooster, comando de válvulas e CDI, não faz sentido economizar aqui.
– Giclê
Os giclês são itens que melhoram muito a performance, já que regulam a passagem de combustível do carburador para o motor. Os originais são 42 e 142, troque por maiores, como por exemplo de 45 e 145 respectivamente.
-Filtro de ar
Marcas renomadas como a Twin Air fabricam excelentes filtros, que permitem maior entrada de ar no motor e protegem mais contra poeira e impurezas que possam reuzir a vida útil do motor. Não economize aqui.
-Guia de Corrente
A guia de fábrica não é tão resistente a impactos quanto uma de alumínio e corrente caindo na trilha a toda hora além de chato, pode embolar o pinhão.
-Guidão
Guidões de alumínio tipo Fat Bar são muito mais leves e resistentes que os originais, além de melhorar sua posição de pilotagem. Aproveite para trocar a mesa de guidão por uma de alumínio mais leve.
-Manetes, pedaleiras, pedais de câmbio e embreagem, etc.
Existem inúmeros itens que você pode trocar na sua CRF 230 para deixar ela mais bonita e mais leve. Aqui é uma escolha pessoal, mas leve em consideração também que alguns manetes de freio e embreagem tem regulagens que facilitam o acionamento, tem operação mais suave e são retrateis, o que representa segurança para você em caso de tombo e economia, já que não quebram com tanta facilidade. Pedaleiras podem ter uma pegada melhor e os pedais também podem ter regulagens de altura e serem retrateis.
-Protetor de Motor
Este item é indispensável nas trilhas e modelos de alumínio ou plástico de alta resistência estão disponíveis para não pesar tanto na sua moto. Existem os conhecidos como peito de aço que vão embaixo do motor e também protetores da tampa do motor.
-Tanque de Combustível
Analise bem onde você costuma pilotar. As vezes é uma boa ideia aumentar a autonomia. Existem modelos de até 15 litros disponíveis. Mas lembre-se de que mais peso no tanque altera o comportamento da moto já que desloca seu centro de gravidade.
-Plásticos
Aqui é também um gosto pessoal caso seus plásticos estejam em bom estado, já que existem diversas cores disponíveis. Nunca pilote com plásticos danificados, pois a maior função é proteger sua moto de tombos e você de sua moto em caso de tombo também.
-Kit de Adesivos
Este item é realmente de gosto pessoal, mas nada melhor do que ter uma moto bonita, com visual agressivo e no seu jeito não é?
Bem, aqui foram algumas opções para aumentar o desempenho e preparar sua Honda CRF 230 para trilha. Não execute modificações sem antes conversar com um mecânico e caso decida por substituir algum item de fábrica, esteja ciente que a garantia Honda pode ser perdida e sempre, sempre mesmo, execute serviços mecânicos com um profissional especializado, pois algumas das modificações aqui citadas alteram o desempenho de sua moto e, mal executadas, podem causar prejuízo financeiro e mesmo acidentes que põe em risco sua integridade física.
Fonte: www.mxparts.com.br
Fotos: www.mxparts.com.br
Data: 01/03/2016