Honda apresenta novas CRF 450R e CRF 450RX!..
Honda apresenta novas CRF 450R e CRF 450RX 2017
As linhas cross japonesas geralmente têm um ciclo de renovação de três em três anos. Cada modelo tem uma "vida" de três anos com pequenos refinamentos, em seguida recebem as maiores reformas de atualização de produto. No ano/modelo 2017 chegou a vez da Honda, que apresentou a aguardada moto de cross completamente nova dos pneus ao guidão. A surpresa foi o aparecimento da versão RX, completamente baseada na motocross, com detalhes e acerto para as trilhas.
Resumão
Aqui vai o de mais importante, antes de nos aprofundarmos nos detalhes técnicos.
Motor com potência máxima 11% maior resultantes de revisões no cabeçote, balancins, tempos de válvulas e dutos de admissão.
Maior torque em toda a faixa de rotação, especialmente em baixa, com melhoria de 5% na capacidade de aceleração.
Sétima geração do quadro de alumínio, com centro de gravidade mais baixo, menor distância entre eixos, mudança de posição do pivô do braço oscilante traseiro, que também diminuiu em largura e comprimento.
Suspensão dianteira Showa 49mm com molas de aço.
Tanque de combustível em titânio e novos plásticos.
Partida elétrica opcional.
Detalhes técnicos
Motor
Com 449cm3, o motor da nova CRF450R ganhou 11% de potência em relação ao modelo anterior. Assim, com maior faixa de rotação, o torque da moto foi acentuado. Para se obter esse ganho, o desenho do motor foi redefinido: o cabeçote– Unicam - agora com balancins roletados nas válvulas da admissão, tem mais 0,5 mm de elevação das válvulas (10 mm); a elevação das válvulas do escape também subiu (0,85 mm, para 8,8 mm).
As válvulas de admissão não ficaram de fora do processo e cresceram de 36 para 38mm. Os canais do fluxo de admissão, mais diretos, contribuíram para um aumento de 19% na eficiência. O processo de escape é 10% mais eficiente. Redesenhados com curvaturas de raios gradual, os dois escapes são 78 mm mais curtos.
As molas das válvulas são de seção cruzada oval, reduzindo a altura e oferecendo dimensões mais compactas. Os ângulos das válvulas são menores: 9° na admissão e 10, 5° no escape (anteriormente, 10°/11,5°), juntamente com o novo pistão, o que permite aumentar a capacidade de combustão do motor, com um aumento na relação de compressão, que passa de 12,5:1 para 13,5:1. O injetor de óleo de quatro furos (em substituição ao anterior de dois furos) reduz a temperatura do pistão e dissipa de forma eficaz o calor gerado pela maior relação de compressão.
O pistão e balancins roletados receberam revestimento DLC (Diamond-like Carbon, em tradução livre, Carbono tipo Diamante), reduzindo as perdas por atrito. O diâmetro e o curso do cilindros permanecem nas anteriores cotas de 96 x 62,1 mm.
No lugar da distribuição de óleo por pulverização, o motor se vale de uma bomba para distribuir de forma forçada, reduzindo perdas e melhorando a eficiência da lubrificação. Com apenas uma fonte de captação de óleo (duas anteriormente) foi possível contrair o volume de 1390 cm³ para 1250 cm³ de capacidade total.
Uma novidade significativa é em relação a velocidade de rotação do carreto primário, agora 30% mais rápida, colocando menos esforço na caixa de embreagem. Todas as cinco relações de transmissão foram ajustadas: a relação de transmissão final apresenta pinhão e coroa de 13 e 49 dentes, respectivamente (anteriormente, 13/48).
A embreagem também passou por alterações: 2,6 mm mais estreito, com 77 mm totais, o sistema conta com sete discos em vez de oito, contribuindo para as dimensões gerais do motor.
Os comandos do piloto foram reorganizados. Localizados do lado esquerdo estão: botão de desligamento, alerta EFI, juntamente com o botão de modo EMSB e indicador de LED.
- Botão EMSB (Engine Mode Select Button, em tradução livre, Botão de Seleção do Modo do Motor): permite ao piloto alterar o arranjo de funcionamento do motor.
- Indicador de LED: mostra os arranjos de funcionamento disponíveis para escolha. Enquanto o modo 1 é a combinação standard de mapas de ignição e injeção, os modos seguintes são personalizáveis: o modo 02 permite controle mais suave da aceleração e modo 03 fornece uma potência mais agressiva.
Para completar, pela primeira vez, o modelo será equipado com sistema de partida elétrica (opcional).
Chassis
A Honda continua firme no propósito de "compactar" o centro de gravidade, aproximando o máximo de componentes à linha central da motocicleta. A parte mais visível nesse sentido são as novas rotas de escape das ponteiras traseiras, cujas extremidades ficaram 78mm mais adiantadas.
Outra parte visível nas modificações fica nas traves superiores do quadro de alumínio, agora cônicas, que permitem aliviar a rigidez à torção em 6,8%, mantendo a mesma rigidez lateral. O subquadro também é completamente novo, com a estrutura traseira extrudada no lugar da antiga forjada. A perda conjunta de peso entre quadro e subquadro chega a quase meio quilo, exatamente 495g.
Outras alterações geométricas propõem melhorar a maneabilidade. A distância total entre eixos cai 11mm (1482mm). Por outro lado a distância entre o eixo dianteiro e o pivô do braço oscilante aumentou 13mm - a balança foi encurtada. Essa nova disposição transfere mais peso para a roda traseira, melhorando a tração nas acelerações.
O ângulo da coluna de direção foi levemente alterado, diminuindo a medida do trail em 1mm. Segundo a fábrica, as mudanças baixaram o centro de gravidade em 2,7mm.
Uma das grandes novidades é o novo reservatório de combustível em titânio, 513g mais leve que o de plástico, eliminando peso onde mais se precisa, na parte alta da motocicleta. As novas linhas externas das abas de plástico deixaram a motocicleta 3mm mais estreita, contribuindo para a liberdade de movimentação do piloto. O novo para-lama dianteiro canaliza o ar de forma mais eficiente para os radiadores.
Suspensões
A suspensão dianteira é uma unidade Showa derivada diretamente das suspensões de fábrica utilizadas no Campeonato Japonês. Completamente nova, teve o diâmetro aumentado de 48mm para 49mm e utiliza molas convencionais.
O amortecedor traseiro é montado em uma posição 39mm mais baixa no suporte superior. Agora passa também a ser montado exatamente na linha central da motocicleta, antes era 5mm deslocado do centro. O braço oscilante, mais curto e de formato mais estreito, perdeu 220 g em relação ao anterior.
Honda CRF450RX
Compartilhando o novo motor e quadro da versão de cross, a Honda lançou a CRF450RX, pronta para encarar as trilhas. Só não é um modelo de Enduro completo pela falta de farol, digamos que seria mais uma versão Cross Country. As principais mudanças em relação à irmã são as seguintes:
Revisão nos acertos de suspensões, direcionadas ao fora de estrada em circuito aberto.
Revisão na programação do sistema de injeção eletrônica PGM-Fi.
Reservatório de combustível de 8,5 litros (plástico). Autonomia de cerca de 65 km.
Três novos mapas de motor, selecionáveis no dispositivo de guidão.
Roda traseira de 18 polegadas.
Descanso lateral.
Ficha Técnica Honda CRF450R:
Motor | |
Tipo | Monocilíndrico, Unicam, 4 tempos, refrigeração por líquido |
Cilindrada | 449,7 cm³ |
Diâmetro x Curso | 96,0 x 62,1 mm |
Relação de compressão | 13,5 : 1 |
Alimentação | |
Alimentação | Injecção de Combustível |
Capacidade do depósito de combustível | 6,3 litros |
Sistema Elétrico | |
Ignição | CDI Digital |
Arranque | Elétrico (opcional) |
Transmissão | |
Tipo de embraiagem | Húmida, multi-discos |
Tipo de caixa | Engrenagem constante |
Transmissão Final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Dupla trave em alumínio |
Dimensões (C´L´A) | 2.183 x 827 x 1.274 mm |
Distância entre eixos | 1.482 mm |
Ângulo da Cáster | 27° 22' |
Trail | 116 mm |
Altura do banco | 960 mm |
Altura ao solo | 328 mm |
Peso a seco | 110,6 kg |
Suspensões | |
Dianteira | Garfo dianteiro Showa de 49 mm, com molas helicoidais (305 mm) |
Traseira | Mono-amortecedor Showa, com sistema Honda Pro-Link (133 mm de curso, 314 mm de descolamento do eixo) |
Rodas | |
Dianteira | Alumínio, raiada |
Traseira | Alumínio, raiadas |
Pneu dianteiro | 80/100-21 Dunlop MX3SF |
Pneu traseiro | 120/80-19 Dunlop MX3S |
Freios | |
Dianteiro | Hidráulico, disco ondulado de 260 mm |
Traseiro | Hidráulico, disco ondulado de 240mm |
Por: Lucidio Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Divulgação Honda
Data: 12/08/2016