KTM apresenta linha Enduro 2017!..
KTM apresenta linha Enduro 2017
KTM apresentou a renovada linha Enduro 2017 em Les Comes, Espanha
Modelos 2017 têm 90% de componentes novos
A KTM apresentou nesta segunda-feira a sua completamente renovada linha Enduro 2017. Os novos modelos nasceram na prancheta com foco em melhorias na dirigibilidade, redução de peso e concentração de massa. A linha inclui as novas dois tempos 125 XC-W e 150 XC-W (que substituem as antigas 125 e 200 EXC) destinadas para uso exclusivo em circuitos fechados, ou seja, não homologadas segundo as leis de emissões europeias.
Completando os modelos 2 tempos temos a 250 EXC e 300 EXC, estes sim homologadas sem restrições para as trilhas. Entre as 4 tempos são quatro modelos: 250 EXC-F, 350 EXC-F, 450 EXC-F e 500 EXC-F. Os dois de maior cilindrada ganharam um "-F" ao final da denominação, para maior definição no mercado em relação ao tipo do motor.
As motocicletas dois tempos representam 50% da produção off-road e a KTM deu especial atenção. O motor foi completamente redesenhado com novas carcaças, virabrequim posicionado mais alto e novo mecanismo de acionamento da embreagem. O carburador passou de Keihin para Mikuni TMX. O novo conjunto reduziu o peso em significativos 2kg.
Ao substituir o modelo 200 pelo 150cc a KTM enxuga também seus processos industriais, já que ambos os motores usam exatamente a mesma base. Da mesma forma os pilotos que quiserem converter a 125 em 150 (ou o contrário) podem fazê-lo simplesmente substituindo cilindro, cabeçote e o conjunto pistão/anel.
Opcionalmente os pequenos motores podem ser dotados de partida elétrica.
Os motores 250 e 300cc também foram completamente redesenhados. Carcaças, cilindro e válvula de escape foram aprimorados. O virabrequim ganhou um contrapeso que reduziu em 50% as vibrações no guidão. Assim como os motores menores, o eixo do virabrequim foi posicionado mais acima (27mm) para concentração de massa. Carburadores passam de Keihin para Mikuni TMX 38mm. Ambos os modelos contam com partida elétrica.
Entre os modelos quatro tempos as mudanças no motor foram extensas, mas podemos resumir em três principais pontos: compactação, centralização de massa e redução de peso. Novos virabrequins e biela mais curta ajudaram a reduzir o volume externo dos motores.
O motor 250cc ficou 1,5 kg mais leve, o 350cc 1,9 kg e os de 450 e 500cc reduziram o peso em 500 g.
Novidades Gerais
Garfos WP XPLOR 48
Os modelos de enduro recebem um novo conjunto de suspensões. A suspensão dianteira é servida pelos garfos WP XPLOR de generosos 48mm de diâmetro com funções separadas. Ambos os tubos tem molas e sistema hidráulico, mas um lado é responsável pela compressão e o outro pelo retorno. As regulagens ficam no topo com 30 cliques de ajuste para cada função.
Outra interessante característica destes tubos é a possibilidade (opcional) de ajuste das molas em três posições pré-definidas. Os novos tubos são 200gr mais leves que os usados nos modelos 2016.
O amortecedor traseiro PDS também foi redesenhado conforme a nova geometria do quadro e braço oscilante que continuam sem links. O reservatório de gás cresceu, enquanto o pistão ficou ligeiramente menor.
Embreagem DDS
Assim com as Husqvarna, as KTM (exceto a 125 e 150) serão equipadas com a nova embreagem DDS, que substituem as tradicionais molas helicoidais por um diafragma metálico. A campana foi redesenhada para maior tração e durabilidade. O acionamento hidráulico usa componentes Brembo.
Six Days
Além dos modelos "normais" a KTM continua disponibilizando a versão "de luxo" Six Days, tanto nas linhas de dois, como quatro tempos, equipada com acessórios e gráficos distintos.
Por: Lucídio Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Divulgação / KTM
Data: 17/05/2016