Apresentação: Linha Husqvarna Motocross 2017!..
Apresentação Linha Husqvarna Motocross 2017
Marca divulga fotos e detalhes de seus modelos 2017 de Motocross
A marca irmã da KTM já divulgou as imagens e novidades de sua linha de cross. As motocicletas da linha 2017 de motocross da Husqvarna ficaram mais leves, ganharam uma nova suspensão dianteira, pneus, plásticos, gráficos e suporte de guidão. A 250cc 2 tempos é completamente nova, enquanto a linha 4 tempos agora conta com um seletor do mapa de ignição e controle de tração.
Novo garfo WP AER 48
Uma mudança comum a todos os modelos (exceto a 85 que já teve detalhes divulgados, porém sem fotos) é o novo garfo dianteiro com suspensão WP AER 48 e função distintas em cada lado. Um faz o trabalho hidráulico e o outro cumpre a função de mola. Mola que, por sinal, foi substituída pelo cada vez mais popular sistema a ar.
Segundo a fábrica o ajuste é simples através de uma única válvula. Uma bomba de ar é fornecida junto com a motocicleta. Do outro lado as regulagens hidráulicas são feitas com ajustes de compressão e retorno com 30 cliques (posições) cada. O curso na roda subiu de 300mm para 310mm.
O conjunto de suspensão foi o principal responsável pela redução do peso das motos 2017, contribuindo com uma perda de 1,66 kg. As motocicletas 4 tempos perderam mais 114g nos suportes superiores do motor, que passam a ser de alumínio.
Controle de Tração
Os modelos 4 tempos passam a contar com o controle de tração, um recurso completamente novo na linha 2017. O controle funciona analisando a posição do acelerador e a taxa de elevação das rotações do motor. Se a rotação subir muito rapidamente a central eletrônica registra a perda de tração e reduz a potência à roda traseira.
O controle de tração pode ser desligado pelo comando TC no guidão ao lado do seletor do mapa de ignição.
Mais novidades
Entre as demais novidades, além do visual novo, estão a mesa superior fabricada no processo CNC, suporte de guidão, pedal de freio mais longo (10mm) e material diferente nas pastilhas de freio traseiras.
Os pneus escolhidos foram do modelo Dunlop MX3S Motocross. A FC 250 ganhou um pneu traseiro mais largo, passou de 100 para 110/90-19.
TC 250
A novíssima TC 250 2 Tempos foi completamente redesenhada. Ganhou um novo motor com alterações no cilindro, pistão e carcaça. O virabrequim foi posicionado 19mm acima com o intuito de centralizar a massa rotativa. O motor também recebeu um novo eixo contrarotativo que reduz as vibrações, novo Carburador Mikuni TMX 38mm e nova caixa de câmbio de 5 marchas, com mecanismo de mudanças redesenhado. A alavanca de trocas também é nova. O escape recebe soldas robóticas para maior precisão de construção.
A embreagem tem um novo sistema chamado DDS (Damped Diaphragm Steel) onde um diafragma de aço faz o papel das tradicionais molas helicoidais. Segunda a fábrica, o sistema torna o acionamento mais leve e aumenta a durabilidade. Combinado com o sistema hidráulico Magura, promete facilidade de uso e baixa manutenção.
TC 125
Com 40 hp e apenas 17,2 kg o motor dá o tom da diversão na TC 125. Para alimentar o pequeno feroz a Husqvarna substituiu o carburador Keihin, pelo Mikuni TMX 30mm, mesma medida da irmã maior de 250cc!
O filtro de ar é acessado sem a necessidade de ferramentas.
Fichas técnicas
MY 17 Motocross | FC 250 | FC 350 | FC 450 |
ENGINE | |||
Motor | Monocilíndrico, 4 tempos | Monocilíndrico, 4 tempos | Monocilíndrico, 4 tempos |
Cilindrada | 249.9 cc | 349.7 cc | 449.9 ccm |
Diâmetro/Curso | 78/52.3 mm | 88/57.5 mm | 95/63.4 mm |
Taxa de Compressão | 14.4:1 | 14.0:1 | 12.75:1 |
Partida/Bateria | Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah | Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah | Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah |
Câmbio | 5 Marchas | 5 Marchas | 5 Marchas |
Alimentação | Keihin EFI, corpo 44 mm | Keihin EFI, corpo 44 mm | Keihin EFI, corpo 44 mm |
Comando | 4 V / DOHC | 4 V / DOHC | 4 V / SOHC with rocker levers |
Lubrificação | Forçada com bomba dupla | Forçada com bomba dupla | Forçada com bomba dupla |
Relação de Marchas | 13:32 16:32 17:28 19:26 21:25 - | 14:28 16:26 18:24 21:24 22:21 - | 16:32 18:30 20:28 22:26 24:24 - |
Relação Primária | 24:73 | 24:73 | 31:76 |
Relação Final | 14:51 | 14:50 | 13:48 |
Refrigeração | Líquida | Líquida | Líquida |
Embreagem | Multidisco banhada em óleo, Magura | Multidisco banhada em óleo, Magura | Multidisco banhada em óleo, Magura |
Ignição | Keihin EMS | Keihin EMS | Keihin EMS |
CHASSIS | |||
Quadro | Berço Duplo Aço 25CrMo4 | Berço Duplo Aço 25CrMo4 | Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Subquadro | Fibra de Carmono reforçado com poliamida | Fibra de Carmono reforçado com poliamida | Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Guidão | ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm | ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm | ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
Suspensão Dianteira | WP USD, AER 48 | WP USD, AER 48 | WP USD, AER 48 |
Suspensão Traseira | WP Monoamortecido com links | WP Monoamortecido com links | WP Monoamortecido com links |
Curso D/T | 310/300 mm | 310/300 mm | 310/300 mm |
Freios D/T | Disco Ø 260/220 mm | Disco Ø 260/220 mm | Disco Ø 260/220 mm |
Aros D/T | 1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID | 1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID | 1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
Pneus D/T | 80/100-21"; 110/90-19" | 80/100-21"; 110/90-19" | 80/100-21"; 120/90-19" |
Corrente | 5/8 x 1/4" | 5/8 x 1/4" | 5/8 x 1/4" |
Ponteira Escape | Alumínio | Alumínio | Alumínio |
Caster | 63.9° | 63.9° | 63.9° |
Trail | 22 mm | 22 mm | 22 mm |
Entreeixos | 1,485 ± 10 mm | 1,485 ± 10 mm | 1,485 ± 10 mm |
Distância livre do solo | 370 mm | 370 mm | 370 mm |
Altura Assento | 960 mm | 960 mm | 960 mm |
Reservatório Combustível | 7 l | 7 l | 7 l |
Peso (sem combust.) | 98.8 kg | 100.4 kg | 101.2 kg |
MY 17 Motocross | TC 125 | TC 250 |
ENGINE | ||
Motor | Monocilíndrico, 2 tempos | Monocilíndrico, 2 tempos |
Cilindrada | 124.8 cc | 249 cc |
Diâmetro/Curso | 54/54.5 mm | 66.4/72 mm |
Taxa de Compressão | - | - |
Partida/Bateria | Pedal | Pedal |
Câmbio | 6 Marchas | 5 Marchas |
Alimentação | Mikuni TMX 38 | Mikuni TMX 38 |
Comando | Válvula de Escape | Válvula de Escape TVC |
Lubrificação | Premix1:40 | Premix 1:60 |
Relação de Marchas | 14:32 15:30 17:28 20:28 19:23 22:24 | 14:28 16:26 18:24 21:24 22:21 - |
Relação Primária | 23:73 | 26:73 |
Relação Final | 13:50 | 14:50 |
Refrigeração | Líquida | Líquida |
Embreagem | Multidisco banhada em óleo, Magura | Multidisco banhada em óleo, Magura |
Ignição | Kokusan | Kokusan |
CHASSIS | ||
Quadro | Berço Duplo Aço 25CrMo4 | Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Subquadro | Fibra de Carmono reforçado com poliamida | Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Guidão | ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm | ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
Suspensão Dianteira | WP USD, AER 48 | WP USD, AER 48 |
Suspensão Traseira | WP Monoamortecido com links | WP Monoamortecido com links |
Curso D/T | 310/300 mm | 310/300 mm |
Freios D/T | Disco Ø 260/220 mm | Disco Ø 260/220 mm |
Aros D/T | 1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID | 1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
Pneus D/T | 80/100-21"; 100/90-19" | 80/100-21"; 110/90-19" |
Corrente | 5/8 x 1/4" | 5/8 x 1/4" |
Ponteira Escape | Alumínio | Alumínio |
Caster | 63.9° | 63,9° |
Trail | 22 mm | 22 mm |
Entreeixos | 1,485 ± 10 mm | 1,485 ± 10 mm |
Distância livre do solo | 375 mm | 375 mm |
Altura Assento | 960 mm | 960 mm |
Reservatório Combustível | 7 l | 7 l |
Peso (sem combust.) | 87.4 kg | 95.8 kg |
Por: Lucidio Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: H. Mitterbauer
Data: 12/05/2016