Mundial MX 2015: 15ª etapa - Mantova - Itália!..
15ª etapa - Mantova - Itália
O que esperar da reta final do Campeonato?..
Romain Febvre, a fantástica temporada do novato o coloca em condições de conquistar o título no próximo domingo
O Mundial de Motocross 2015 aponta para a reta de chegada com a antepenúltima etapa neste final de semana na Holanda. No domingo passado tivemos o GP da Lombardia, o terceiro disputado na Itália nesse ano, que enquadrou a perspectiva para a fase final do campeonato.
Enquanto a MX2 ainda promete grandes lances na corrida ao título, na MXGP o francês Romain Febvre tem tudo para liquidar a fatura já no próximo domingo no autódromo de Assen.
O GP da Lombardia foi justamente o substituto do nosso GP do Brasil, cujo o cancelamento foi anunciado no início do ano. O Circuito de Mantova, sede de uma das principais provas pré-temporada na Europa, o StarCross Mantova, veio a socorro da YouthStream e com a data atrasada em uma semana em relação ao calendário original os italianos puderam saborear seu terceiro GP do ano – Arco di Trento e Maggiora foram os dois primeiros – enquanto aqui no Brasil ficamos com essa sensação de vazio. Para os times europeus até que não foi um mal negócio. Evitaram uma dispendiosa ida e volta intercontinental antes de desembarcarem na América do Norte para as duas etapas finais.
A pista de Mantova já é uma velha conhecida dos pilotos. Arenosa, com muitos saltos e algumas sequências inspiradas no supercross. O terreno, apesar de macio, está longe de ser uma areia à holandesa, como Valkenswaard (Holanda) ou Lommel (Bélgica). Com a base mais firme, o solo não chega a degradar a ponto de torturar os pilotos, pelo contrário deve ser uma pista bastante agradável de se pilotar. Outro ponto importante neste final de semana foi a ausência das categorias regionais do Europeu de Motocross. Com menos motos na pista o terreno permaneceu em melhores condições durante o final de semana.
Corridas MXGP
Para manter suas chances de título vivas, Gautier Paulin precisava vencer e torcer por algum deslize do compatriota Febvre. Mas foi justamente o contrário o que aconteceu, Febvre fez duas baterias impecáveis conquistando mais uma dupla vitória – em seu décimo pódio consecutivo – enquanto Paulin teve um domingo difícil, cometendo erros que o distanciaram ainda mais da taça.
Na primeira corrida Paulin até largou melhor que Febvre, completando a primeira volta em quarto, enquanto o adversário era o quinto. Mas logo na segunda volta Paulin já errou e o caminho ficou livre para o novato da Yamaha que passou pelo espanhol Jose Butron, Dean Ferris e, na exata metade da prova, por Evgeny Bobryshev para seguir na liderança até o final.
Sem chances ao título Bobryshev faz um fim de temporada sólido e ocupa a terceira posição na pontuação
Depois de cair para a sétima posição, Paulin completou a bateria em quarto. O belga Jeremy van Horebeek foi o terceiro. Shaun Simpson, vencedor em Lommel, ocupou a terceira posição durante a maior parte da corrida, mas perdeu ritmo no final e completou em quinto.
Na segunda corrida Paulin descobriu logo no início que não era o seu dia de sorte quando caiu num rolo de largada logo após a primeira curva. Enquanto isso a dupla da Yamaha logo assumiria as duas primeiras posições com Febvre e Horebeek. O britânico Simpson desceu para a terceira posição após liderar a primeira volta.
Escoltado por seu companheiro de equipe, Febvre teve tranquilidade e aproveitou a pista livre para ser o único a rodar na casa de 1m53s nessa bateria.
As brigas interessantes aconteceram mais atrás com alguns pilotos bem rápidos, mas também suscetíveis a erros. O holandês Glen Coldenhoff chegou a tomar o terceiro posto de Simpson, para cair logo em seguida. O alemão Max Nagl, retornando da fratura no tornozelo que o tirou da disputa pelo título, jogou fora uma quinta posição na última volta quando pressionava Bobryshev. Mas nada foi melhor para Febvre do que as trapalhadas de Paulin que na metade da corrida chegou a pressionar Nagl na quinta posição e tinha ainda um possível terceiro lugar não muito distante antes de se perder nas escoras de areia. Paulin caiu para oitavo e voltou a se recuperar até o sexto lugar, resultado que deixou Febvre numa situação muito confortável.
Strijbos e Desalle fora deixam Glenn Coldenhoff como representante solitário da Suzuki na categoria rainha
Febvre chega à Holanda com 101 pontos de vantagem na classificação. O que ele precisa para garantir o título? Apenas manter essa distância de Gautier Paulin – pode até perder um pontinho e ainda comemorar o título, já que no caso do possível empate após as etapas do México e EUA, o número de vitórias desempata a disputa a seu favor.
MX2 – Tudo certo e nada definido
Assim como nos Estados Unidos a categoria com as motos de 250cc promete um final mais animado. O jovem piloto da Letônia Pauls Jonnass ocupa a liderança do campeonato apenas dois pontos à frente do esloveno Tim Gajser. Porém os dois tem que se preocupar também com o furacão britânico Max Anstie que encontrou uma sétima marcha nessa fase final do campeonato e venceu três das últimas quatro etapas. A outra ele jogou pela janela quando liderava a segunda bateria numa queda na seção de ondas em Loket. Ainda temos o francês Valentin Guillod na briga, apesar da sorte não estar muito ao seu lado nas duas últimas etapas.
Em Mantova Anstie foi o mais rápido durante todo o final de semana e já mostrou isso no sábado ao vencer a classificatória. Na primeira bateria do domingo ele largou na frente, mas sofreu uma pequena queda na primeira volta que o jogou para terceiro, justamente atrás de Jonass e Gajser. Porém o britânico estava muito à vontade no circuito, fez a volta mais rápida em corrida do domingo, mais rápido até que as 450cc e voltou à liderança na 12ª volta. Jonass tentou defender a ponta fugindo de Anstie, mas quando o embate se mostrou inevitável o piloto da KTM usou a cabeça e tratou de garantir os pontos do segundo lugar. Gajser foi o terceiro, Valentin Guillod o quarto e o belga Damon Graulus o quinto.
Na segunda corrida Anstie tomou a ponta no comecinho e não foi incomodado por ninguém, venceu com tranquilidade. Destaque para a grande recuperação de Gajser, que largou lá atrás e descontou muito terreno para roubar o segundo lugar de Jonass a cinco voltas do fim. Benoit Paturel foi o quarto colocado e em quinto chegou o desconhecido belga Jens Getteman, comemorando muito.
Duas quedas coletivas na largada atrapalharam as corridas, e em alguns casos os campeonatos, de vários pilotos. Jeremy Seewer e Valentin Guillod foram duas das vítimas. Enquanto o primeiro abandonou algumas voltas depois e teve as chances de título completamente minadas, o outro completou a corrida em 12º e mantém as esperanças vivas.
O atual campeão Jordi Tixier deu adeus à briga do título já no sábado com uma fratura na mão direita. Já o finlandês Harri Kulas, contratado pela Husqvarna para a vaga temporária de Aleksandr Tonkov também não teve um de seus melhores GPs. Na primeira bateria sua moto simplesmente se recusou a dar partida no gate de largada. Depois de empurrá-la aos pits, Kulas entrou na corrida para chegar em 17º. Na segunda corrida ele se envolveu num acidente cujo o guidão de outra moto quebrou o injetor de combustível da Husky, provocando o abandono.
Resultados:
P. | Nr | MXGP | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 461 | Febvre, Romain | FRA | YAM | 25 | 25 | 50 |
2 | 89 | Van Horebeek, Jeremy | BEL | YAM | 20 | 22 | 42 |
3 | 777 | Bobryshev, Evgeny | RUS | HON | 22 | 18 | 40 |
4 | 24 | Simpson, Shaun | GBR | KTM | 16 | 20 | 36 |
5 | 21 | Paulin, Gautier | FRA | HON | 18 | 15 | 33 |
6 | 259 | Coldenhoff, Glenn | NED | SUZ | 15 | 16 | 31 |
7 | 111 | Ferris, Dean | AUS | HUS | 14 | 13 | 27 |
8 | 12 | Nagl, Maximilian | GER | HUS | 13 | 11 | 24 |
9 | 28 | Rattray, Tyla | RSA | KAW | 11 | 12 | 23 |
10 | 47 | Waters, Todd | AUS | HUS | 12 | 10 | 22 |
11 | 23 | Charlier, Christophe | FRA | HON | 5 | 14 | 19 |
12 | 39 | Guarneri, Davide | ITA | TM | 10 | 9 | 19 |
13 | 17 | Butron, Jose | ESP | KTM | 9 | 8 | 17 |
14 | 11 | Bengtsson, Filip | SWE | HON | 8 | 7 | 15 |
15 | 156 | Heidecke, Angus | GER | KTM | 6 | 4 | 10 |
16 | 991 | Watson, Nathan | GBR | HUS | 7 | 0 | 7 |
17 | 173 | Bertuzzo, Pier Filippo | ITA | YAM | 0 | 6 | 6 |
18 | 62 | Gercar, Klemen | SLO | HUS | 3 | 3 | 6 |
19 | 8 | Vanderstraeten, Mike | BEL | YAM | 0 | 5 | 5 |
20 | 289 | Irt, Matevz | SLO | YAM | 4 | 0 | 4 |
21 | 952 | Macler, Ludovic | FRA | SUZ | 0 | 2 | 2 |
22 | 400 | Yamamoto, Kei | JPN | HON | 2 | 0 | 2 |
23 | 474 | Boulard, Bryan | BEL | HON | 0 | 1 | 1 |
24 | 174 | Smith, Alfie | GBR | YAM | 1 | 0 | 1 |
P. | Nr | MX2 | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 99 | Anstie, Max | GBR | KAW | 25 | 25 | 50 |
2 | 243 | Gajser, Tim | SLO | HON | 20 | 22 | 42 |
3 | 41 | Jonass, Pauls | LAT | KTM | 22 | 20 | 42 |
4 | 6 | Paturel, Benoit | FRA | YAM | 15 | 18 | 33 |
5 | 92 | Guillod, Valentin | SUI | YAM | 18 | 7 | 25 |
6 | 172 | Van doninck, Brent | BEL | YAM | 10 | 13 | 23 |
7 | 152 | Petrov, Petar | BUL | KAW | 14 | 9 | 23 |
8 | 29 | Jacobi, Henry | GER | KTM | 8 | 12 | 20 |
9 | 7 | Graulus, Damon | BEL | YAM | 16 | 4 | 20 |
10 | 811 | Sterry, Adam | GBR | KTM | 11 | 8 | 19 |
11 | 51 | Getteman, Jens | BEL | HON | 0 | 16 | 16 |
12 | 33 | Lieber, Julien | BEL | YAM | 6 | 10 | 16 |
13 | 64 | Covington, Thomas | USA | KAW | 0 | 15 | 15 |
14 | 189 | Bogers, Brian | NED | KTM | 0 | 14 | 14 |
15 | 91 | Seewer, Jeremy | SUI | SUZ | 12 | 2 | 14 |
16 | 81 | Hsu, Brian | GER | SUZ | 13 | 0 | 13 |
17 | 128 | Monticelli, Ivo | ITA | KTM | 0 | 11 | 11 |
18 | 919 | Watson, Ben | GBR | KTM | 7 | 3 | 10 |
19 | 321 | Bernardini, Samuele | ITA | TM | 9 | 0 | 9 |
20 | 53 | De Waal, Micha-Boy | NED | KAW | 3 | 5 | 8 |
21 | 15 | Bonini, Davide | ITA | HUS | 0 | 6 | 6 |
22 | 274 | Lundgren, Anton | SWE | HUS | 5 | 0 | 5 |
23 | 151 | Kullas, Harri | FIN | HUS | 4 | 0 | 4 |
24 | 223 | Tropepe, Giuseppe | ITA | HON | 2 | 0 | 2 |
25 | 122 | Lapucci, Nicholas | ITA | HON | 0 | 1 | 1 |
26 | 195 | Furlotti, Simone | ITA | KTM | 1 | 0 | 1 |
Classificação Geral
|
|
Por: Lucídio Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Ray Archer / J. P. Acevedo / Pascal Hadiquert / Divulgação
Data: 28/08/2015