O Piloto Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) fez história no esporte motociclístico nacional. Pela primeira vez um Piloto de UTV (veículo conhecido por gaiola ou Side by Side) vence um Rally na Classificação Geral, na frente também de Motos e Quadriciclos. O feito aconteceu na tarde deste sábado (7/03), em Barretos, no interior de São Paulo, na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.
"A vitória na Geral serve para mostrar a excelência no novo Can-Am Maverick XDS 1000 Turbo, que tem 212 hp e atinge até 140 km/h na terra. Não tive sequer um probleminha com o equipamento em sua estreia, o que me dá mais confiança ainda para continuar buscando outro bom resultado amanhã (domingo) e no prosseguimento do Campeonato, que será longo", comemora o representante da Equipe Divino Fogão Rally Team/Bike Box, que começa a temporada 2015 liderando o certame na Classe Pro, e na Geral de UTV.
"Antes nunca um UTV tinha feito um tempo inferior ao das Motos e Quadriciclos, principalmente porque as Motos são mais ágeis. Mas conseguimos uma performance muito boa conduzindo um equipamento de ponta. O importante é que abri dianteira na pontuação da classe Pro, onde estou inscrito e pretendo brigar pelo título", continuou o piloto de 23 anos de idade.
O seu irmão e companheiro de Equipe Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), que depois de vários títulos em Quadriciclos estreou de UTV, quando ocupava a terceira colocação na Classe Super Production enfrentou a quebra de correia em seu Can-Am Maverick 1000 XRS - o que é normal nesta modalidade por causa da sua solicitação em Competição -, que foi trocada pelo Piloto, mas que o relegou ao sexto posto.
"Perdi muito tempo na troca. Fui até o final da prova para somar pontos importantes, que poderão ajudar no final da temporada", explicou o Bicampeão Brasileiro de Quadriciclo em Rally Cross Country e Campeão Brasileiro de Rally Baja.
O mais jovem (18 anos) dos três irmãos da conhecida ‘Família da Poeira’ teve menos sorte. Bruno Varela (Polaris/Blindarte) também vinha empreendendo um ritmo forte na Classe Production com o seu Polaris RZR XP 1000, um equipamento original sem preparação, quando também enfrentou o problema de quebra de correia, mas não conseguiu viabilizar a troca da peça a tempo.
O 9º Cross Country Rallymakers Barretos terá mais 138 Km de trechos cronometrados por dia (totalizando 276 Km na busca do menor tempo de prova). Os deslocamentos iniciais e finais somarão 68 Km.
Confira os primeiros da categoria UTV: 1) Rodrigo Varela, 1h56min28s9; 2) Zé Hélio, a 1min36s2; 3) Aristides Mafra Jr., a 3min49s6; 4) André Macedo Corrêa, a 8min00s5; 5) Helena Deyama, a 10min19s8; 6) Gilberto Mayorga, a 10min47s2; 7) Dimas de Melo Pimenta II, a 10min51s1; 8) Wander Garcez Ribeiro, a 11min00s5; 9) Erik Donatto, a 11min12s7; 10) José de Almeida Jr., a 11min57s9.