Zanol Team Honda conquista Copa EFX!..
Felipe Zanol começou sua nova carreira, a de Chefe de Equipe, como terminou a sua de Piloto: Vencendo!.. O multi-Campeão Brasileiro de Fora de Estrada, que teve sua carreira vitoriosa de Piloto de Enduro e Rally interrompida por um acidente, resolveu, no início do ano, que iria empreender novamente, desta vez como Chefe de Equipe. Ao começar esta nova aventura, Felipe Zanol deixou claro o que buscava: criar uma Equipe vencedora, que pudesse devolver ao Esporte um pouco daquilo que a motocicleta tinha lhe oferecido. Foi com objetivos ambiciosos que nasceu em 2014 a Zanol Team Honda, Equipe que em menos de um ano, já se tornaria a grande referencia do Enduro Nacional.
Obstinado como chefe de equipe como sempre foi como piloto, Zanol procurou ao longo do ano incentivar seus pilotos a temporada toda, mas principalmente passar a eles sua sede por vitórias e um inconformismo diante das derrotas, sempre em busca de resultados melhores.
Felipe Zanol: “Está sendo uma experiência diferente para mim, muito desafiadora. Como chefe de equipe tenho que me lembrar a todo instante de que não sou mais eu sobre a moto. Não é com as minhas emoções que devo lidar, mas com a de meus pilotos e outros membros da equipe. Aprendi a lidar comigo e meus objetivos de piloto ao longo de minha carreira. Como me preparar fisicamente, como treinar, como lidar com a pressão das corridas, como acertar a moto, como lidar com o orçamento, patrocinadores e projetos. Agora é diferente. O orçamento é maior e eu, sozinho, não sou mais o responsável pelos resultados. Isso por si só já é um desafio enorme. Outra coisa é lidar com a emoção e a cabeça dos pilotos da minha equipe, seu próprios objetivos, os do time, o tipo de compromisso que eles tem com sua própria carreira de atleta e até onde podem chegar. É um trabalho muito diferente, mas que tem sido recompensador.
Todos os objetivos que traçamos para a temporada foram alcançados. Começamos o Zanol Team com o importante apoio de meus patrocinadores pessoais que, acreditaram em mim e em um novo projeto. Felizmente, devolvemos a eles tudo o que nos comprometemos a fazer: seriedade no trato com o esporte, com nossos pilotos, com os fãs, organizadores e adversários. Tudo o que fizemos este ano foi de comum acordo com equipes, organizadores, patrocinadores e com a própria CBM. O Zanol Team Honda venceu sua primeira temporada, o que só aumenta a nossa responsabilidade para os próximos anos, mas foi sempre assim. Nunca me esqueci do tanto que aprendi com aqueles que eram melhores do que eu, dos grandes adversários que enfrentei ao longo da carreira e objetivos que tracei para mim mesmo. Luis Felipe Braga Bastos e Bernardo Magalhães, para citar apenas alguns, foram grandes referencias minhas como piloto no Enduro, assim como Jean Azevedo e José Hélio, quando decidi ir para o Rally. Só mirando os melhores que você cresce como pessoa e como atleta.
Estou feliz com esta nova fase e com a maneira como começamos. Queria dar os parabéns aos meus pilotos, ao Luis, ao Julio e ao Bruno por tudo aquilo que eles conquistaram, primeiro para eles mesmos, depois para os patrocinadores, fãs do esporte e para o Zanol Team. Nossa equipe se sagrou Campeã no Brasileiro de Enduro FIM e na Copa EFX. À minha esposa, a família, aos integrantes da equipe, aos adversários, todos muito duros e leais, e aos nossos patrocinadores, muito obrigado! Que venha 2015, 16, 17...”
Titulos Zanol Team 2014
Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Campeão Brasileiro Categoria Geral - Luis Oliveira – Honda CRF 450 X
Campeão Brasileiro Categoria E1 - Luis Oliveira – Honda CRF 450 X
Campeão Brasileiro Categoria Nacional – Bruno Martins – Honda CRF 230
Equipe Campeã Brasileira de Enduro – Zanol Team Honda
Vice-Campeão Brasileiro Categoria E2 - Julio Cesar Elizário – Honda CRF 250 X
Copa Honda EFX
Campeão Geral - Luis Oliveira – Honda CRF 450 X
Campeão Categoria Elite - Luis Oliveira – Honda CRF 450 X
Campeão Categoria E2 - Julio Cesar Elizário – Honda CRF 250 X
Campeão Categoria Nacional – Bruno Martins – Honda CRF 230
Equipe Campeã Copa EFX – Zanol Team Honda
Luis Oliveira: “Foi para mim um ano muito especial. Ter vindo ao Brasil disputar as provas de Enduro foi uma experiência que me fez crescer como piloto e como pessoa. Viver fora do seu próprio país, longe da família e de amigos é sempre um desafio. Para mim não foi diferente, mas pude também fazer novas amizades e conhecer um outro país, diferentes lugares e pessoas. Queria agradecer ao Zanol Team pela oportunidade de vir competir e agradecer ao Felipe Zanol e sua família pelo apoio. As conquistas dos títulos Brasileiro e da EFX são o resultado de um longo trabalho, de anos de dedicação e de toda uma equipe. Não são nem o fruto deste ano apenas, nem o meu. Sem o time, amigos e patrocinadores, nada disso tinha acontecido. Espero ter podido ajudar o Bruno e o Julio na sua evolução como pilotos. São dois bons amigos e procurei dividir com eles um pouco da minha experiência. Queria também dar os parabéns ao Adrien, com que travei grandes disputas este ano e que também se transformou em um amigo. Somos dois estrangeiros, que vivemos dificuldades semelhantes. Ele é um excelente piloto com quem aprendi muito este ano. Ainda temos uma prova pela frente, a final do Brasileiro, e vamos para a disputa como sempre: focados em dar o nosso melhor. Obrigado a todos!”
Julio Cesar Elizário: “Fiquei muito feliz por mais esta conquista. Esta sendo um ano muito produtivo e de grande aprendizado, mas felizmente os resultados estão aparecendo. Fui campeão da E2 na Copa EFX graças ao trabalho de toda a equipe. Quero muito dedicar este título aos meus familiares e ao Zanol Team Honda. Aprendi demais com todo mundo aqui. Parabéns ao Luis e ao Bruno, que estão sendo grandes colegas de equipe e também conquistaram os títulos nas duas competições. Valeu!”
Bruno Martins: “Foi um ano muito especial para mim. Conviver com o Zanol, meu grande ídolo, poder fazer parte da equipe dele, aprender o tanto que eu aprendi este ano e conviver com o Luis e o Julio, os dois grandes pilotos, foi muito legal. O ano ainda não acabou mas os objetivos já conquistamos. Vamos para a ultima prova do Brasileiro bem mais leves. Queria agradecer a minha família pelo apoio, ao Zanol e a toda a equipe Zanol Team Honda e aos nosso patrocinadores. Muito obrigado!”
Fonte: www.thefactor.com.br
Fotos: Fabiana Roncon
Data: 21/10/2014