Mundial de Enduro: Etapa Final em Brioude - França!..
Mundial de Enduro - Final - Brioude - França
Christophe Nambotin (E1) e Matthew Phillips (E3) são coroados Campeões na França
Christophe Nambotin, Campeão E1 |
No último fim de semana, na França, a rodada de encerramento do Mundial de Enduro 2014 definiu dois Campeões entre as principais categorias do Campeonato. Christophe Nambotin faturou o troféu na E1 e Matthew Phillips na E3, enquanto o Campeão antecipado da E2, Pela Renet, dominou as provas da Classe no Evento realizado em Brioude. Cerca de sete mil espectadores prestigiaram as disputas e não à toa uma vez que os pilotos da casa se destacam cada vez mais no cenário da modalidade.
No sábado (13/09), a E1 exemplificou a dominação francesa. Christophe Nambotin reafirmou porque é o principal nome da categoria e, mesmo com uma pequena queda no final do cross teste, venceu com vantagem. "Foi um dia brilhante. E o público é fantástico! É incrível ver como estão nos apoiando."
Eero Remes, vice-Campeão E1 |
Logo atrás de Nambotin, outros pilotos da casa marcaram presença: Jeremy Tarroux levou a melhor na disputa pelo segundo lugar contra Antony Boissiere, por uma diferença de cerca de oito segundos. A batalha foi apertada já que Marc Bourgeois somou apenas um segundo a mais durante o dia para terminar na quarta colocação. Eero Remes completou o top 5.
Pela Renet, Campeão E2 |
Apesar de já ter o título definido antes da disputa em terras francesas, a E2 não foi menos disputada. Pela Renet não demonstrou qualquer intenção de pegar leve e venceu. "Me senti bem com a minha pilotagem e simplesmente estava muito divertido correr na frente dos fãs. Em cada curva de cada teste, e mesmo no meio do mato, haviam pessoas te animando", explicou Renet.
Alex Salvini colocou a Itália no segundo lugar do pódio, intercalando com a bandeira francesa de Romain Dumontier, terceiro colocado. Perdendo o último lugar do pódio por cerca de três segundos, Oriol Mena completou em quarto à frente de Lorenzo Santolino.
Alex Salvini, vice-Campeão E2 |
A E3 largou no primeiro dia na França ainda sem troféu de campeão entregue. Retornando após recuperar o pé lesionado na etapa italiana, Matt Phillips foi em busca do primeiro lugar. Ainda na briga pelo título, Ivan Cervantes também deu tudo em busca da vitória, porém não foi o bastante para ir além da vice-liderança. Fabien Planet e Aigar Leok duelaram pelo terceiro lugar, com final feliz para o francês. Matti Seistola foi o quinto.
O segundo dia de provas foi histórico para Matt Phillips. O australiano aproveitou a vantagem sobre Ivan Cervantes e precisou apenas da terceira colocação para ser coroado campeão mundial. Com a conquista o australiano se tornou também o primeiro piloto a vencer em temporadas seguidas o campeonato da Junior e de uma classe senior, no caso a E3. "Estou sem palavras, é uma sensação incrível. Vencer o campeonato no meu ano de estreia nas categorias adultas é mais do que eu esperava. Durante toda a temporada, eu e Ivan Cervantes competimos bastante, estou feliz por ter vencido", confessou o Campeão.
Matt Phillips, Campeão E3 |
Ivan Cervantes tentou de todas as formas por as mãos no título, mas nem mesmo a vitória de domingo foi suficiente. "Tentei o meu melhor, mas não era para ser. Foi um ano difícil, cheio de altos e baixos. Apenas estou feliz de encerrar com a vitória", explicou o Piloto da KTM. Na segunda colocação, Matti Seistola também pôde terminar o ano sorrindo ao retornar ao pódio na etapa final depois de mais de quatro etapas sem um resultado entre os três mais rápidos. Logo atrás de Phillips, completaram Aigar Leok e Fabien Planet.
Na E1, Christophe Nambotin apenas manteve o ritmo e venceu novamente. "Me senti forte durante todo o dia e aproveitei. É ótimo terminar o ano com vitória", comemorou o francês. Jeremy Tarroux também reapareceu como vice-líder à frente de Marc Bourgeouis. Eero Remes e Jaume Betriu foram quarto e quinto colocados.
Ivan Cervantes, vice-Campeão E3 |
Também seguiu sem alterações no topo do pódio a E2, Pela Renet conquistou a oitava vitória da temporada: "Foi o final fantástico para a temporada perfeita. É maravilhoso vencer os dois dias em casa". Alex Salvini e Johnny Aubert completaram o pódio. Estreando na Competição, Gregory Aranda surpreendeu com o quarto lugar à frente de Romain Dumontier.
Além das categorias principais, foram realizadas também as provas finais da Categoria Enduro Junior, para Pilotos de até 23 anos, e Enduro Women, para Mulheres.
Danny McCanney, Campeão Junior |
Na Junior, Danny McCanney finalmente colocou as mãos no troféu de Campeão Mundial. A missão de chegar a frente do rival Giacomo Redondi foi cumprida com sucesso. "É o máximo para mim vencer o campeonato. Já são alguns anos tentando, mas por fim consegui", contou McCanney, que apesar do título, não foi o mais rápido da classe e sim o segundo colocado. A vitória ficou com Loic Larrieu e o terceiro lugar com Redondi.
Laia Sanz, Campeã da Enduro Women |
Entre as mulheres, Laia Sanz faturou a sexta vitória da temporada à frente de Jane Daniels e Jessica Gardiner, mas mesmo assim somente no domingo a espanhola pode comemorar o título. "Este ano não tem sido tão fácil, mas estou muito feliz de conquistar meu terceiro Campeonato", afirmou Sanz.
O Calendário da temporada 2015 do Campeonato Mundial de Enduro ainda não foi divulgado!..
Resultados da etapa
Categoria E1:
1. Christophe Nambotin (FRA), KTM (1-1)
2. Jeremy Tarroux (FRA), Sherco (2-2)
3. Marc Bourgeois (FRA), Yamaha (4-3)
4. Eero Remes (FIN), TM (5-4)
5. Jaume Betriu (ESP), Husqvarna (6-5)
Categoria E2:
1. Pierre-Alexandre Renet (FRA), Husqvarna (1-1)
2. Alex Salvini (ITA), Honda (2-2)
3. Johnny Aubert (FRA), Beta (DNS-3)
4. Gregory Aranda (FRA), Yamaha (7-4)
5. Romain Dumontier (FRA), Yamaha (3-5)
Categoria E3:
1. Ivan Cervantes (ESP), KTM (2-1)
2. Matti Seistola (FIN), Sherco (5-2)
3. Matthew Phillips (AUS), KTM (1-3)
4. Aigar Leok (EST), TM (4-4)
5. Fabien Planet (FRA), Sherco (3-5)
Classificação final da Temporada após 16 etapas!..
Categoria E1:
1. Christophe Nambotin, 271 pontos (Campeão 2014)
2. Eero Remes, 201
3. Cristobal Guerrero, 181
4. Jeremy Tarroux, 176
5. Anthony Boissiere, 160
Categoria E2:
1. Pierre-Alexandre Renet, 258 pontos (Campeão 2014)
2. Alex Salvini, 202
3. Johnny Aubert, 177
4. Lorenzo Santolino, 163
5. Oriol Mena, 122
Categoria E3:
1. Matthew Phillips, 229 pontos (Campeão 2014)
2. Ivan Cervantes, 220
3. Matti Seistola, 155
4. Mathias Bellino, 148
5. Aigar Leok, 138
Por: Carolina Arruda
Editado: Pedro Paulo Lins - Pepa (pepalins@hotmail.com)
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Future7Media
Data: 18/09/2014