Cairoli conquista oitavo Título Mundial em Trindade (GO)
16ª etapa - GP Estado de Goiás - Brasil
Cairoli conquista oitavo título mundial em Trindade (GO)
Pódio da MXGP com Cairoli, Nagl e Paulin |
O segundo GP brasileiro da temporada2014 do Mundial de Motocross já é história e confirmou mais um campeonato na gloriosa carreira do italiano Antonio Cairoli. A última vez que o Brasil recebeu duas etapas do campeonato foi há 14 anos. Na época a série corria com as categorias separadas, Indaiatuba (SP) recebeu a etapa da 125cc e Belo Horizonte (MG) a 250cc. Neste ano, além da penúltima rodada da competição em Trindade (GO), neste fim de semana, o país também foi palco da terceira etapa em Penha (SC), no mês de março.
Muitos dos que competiam no período, hoje são chefes de equipe. Stefan Everts e Yves Demaria, que correram em Minas Gerais e Joel Smets e Jacky Martens, que competiram na classe 500cc, estavam em Goiás apoiando e aconselhando seus pilotos.
O domínio de Max Nagl, o oitavo título de Cairoli e a primeira vitória de Romain Febvre na MX2 já são as principais manchetes que marcaram o MXGP Estado de Goiás. Vamos comentar algumas observações que o MotoX vivenciou durante estes dois dias, na pista e nos bastidores.
A vitória de Max Nagl
Largada da categoria MXGP |
O alemão veio, viu e venceu, simplesmente. Chamou a atenção a quantidade de japoneses no box da Honda, que recebeu apoio e estrutura da equipe da subsidiária nacional. Quando a marca disse no início do ano que voltava a investir forte no motocross, era a mais pura verdade. Os engenheiros analisavam tudo nos computadores e filmavam o maior número de detalhes possíveis nas corridas.
Na manhã de domingo, enquanto trocavam a embreagem de Max, fui, sem maiores preocupações ou intenções, tirar uma foto, como já fizemos dezenas de outras vezes em outras oportunidades, com várias equipes. Imediatamente o mecânico se debruçou sobre a tampa aberta e já falou com firmeza: "NO WAY, NO WAY". O que será que uma simples campana de embreagem pode esconder? Não temos certeza de nada, mas a impressão de que a presença do piloto japonês Kei Yamamoto na MX2 ocorreu em razão de alguns testes e do desejo da marca voltar a se destacar na categoria.
Max Nagl |
Na pista Max Nagl foi disparado o melhor do final de semana. Venceu a classificatória de sábado e as duas baterias do domingo. Correu fácil, redondo, seguro. Optou por não saltar o quadruplo em curva na frente das arquibancadas. E realmente, se jogar lá para cima para emendar o obstáculo não parecia ser o mais rápido.
Chamou a atenção também como seu acerto de suspensões foi eficaz. A motocicleta parecia flutuar sobre os buracos nas frenagens. O ronco do escape também era comedido, perto de muitas outras motos, mas a tocada do alemão foi mesmo muito eficiente e rápida.
Gautier Paulin |
Apesar dessa vitória “fácil”, Max mal se aguentava em pé, já no ar condicionado da sala de imprensa momentos antes da coletiva. Se debruçou sobre um freezer enquanto tentava recuperar a compostura antes das entrevistas. Sinal de que as aparências na pista nem sempre fazem justiça ao tanto de trabalho e esforço destes atletas na busca pela vitória. E olha que Max se aproveitou da dica goiana de Wellington Garcia de se hidratar com muita água de coco.
O oitavo título de Cairoli
Antonio Cairoli |
Já faz quase uma década que o italiano não sabe o que é perder um título. Realmente é um cara fora de série que sabe como conquistar seus objetivos. A parceria com o chefe de equipe Claudio de Carli tem sido mais que proveitosa, desde a época na Yamaha e ainda mais notável durante o período com a KTM.
Cairoli sabe como ganhar títulos, disso não há mais dúvida nenhuma. Sabe que não precisa ganhar todas as etapas, mas salvar resultados bons quando algo não sai dentro do esperado e, mais importante, evitar abandonos e acidentes.
Clique e veja mais fotos da comemoração de Cairoli e sua equipe
Durante o sábado raramente se preocupa em vencer as classificatórias, pelo contrário, procura estudar os melhores pontos para ultrapassagens e onde tirar vantagem dos adversários. Sua 350cc também é uma arma poderosa na busca por vitórias. Tem potência suficiente para muitos holeshots durante a temporada e deixa o piloto mais inteiro nos minutos finais nas baterias. Tem seus circuitos preferidos onde é imbatível, principalmente na areia, mas não faz feio em nenhuma pista da temporada. Está sempre ali entre os primeiros.
Na segunda bateria, já campeão, usando uma camisa alusiva ao oitavo título mundial |
A superioridade de Cairoli é tanta que há anos seus adversários acabam se machucando na tentativa de superá-lo. Nessa temporada foi assim com Clement Desalle, Gautier Paulin e Max Nagl, que em algum momento perderam etapas por lesões. Aqui em Goiás foi a vez de Jeremy van Horebeek, o único que ainda poderia adiar a conquista,dar uma bela “capotada” nas costelas no sábado, para largar contundido no domingo e praticamente levantar a taça para o italiano.
O italiano é sempre muito assediado pelos fãs brasileiros |
Além de suas qualidades como piloto e atleta, Cairoli também ganha pontos pelo carisma. É o preferido do público e já formou uma torcida especial aqui no Brasil. Na saída da coletiva de imprensa foi praticamente encurralado pelos fãs e respondeu com a característica simpatia e muitos autógrafos e pose para fotos.
A MX2
Romain Febvre |
Sem Jeffrey Herlings, a categoria MX2 fica muito mais equilibrada e poderíamos chegar ao final da temporada com ao menos uma dezena de vencedores em baterias. Mesmo afastado de quatro etapas - Herlings esteve fora do GP do Brasil no Beto Carrero por uma lesão no ombro, e neste momento em mais três etapas por uma fratura no fêmur -, o holandês continua sendo o grande favorito ao título.
Jordi Tixier falhou na tentativa de diminuir ao máximo a distância na pontuação. Em Goiás ele tinha a chance de reduzir a diferença em 50 pontos, de 56 para 6. Marcou “apenas” 34, o que não é um resultado ruim, mas não o suficiente para se tornar campeão. No sábado o francês sofreu uma queda ao se arriscar desnecessariamente durante a classificatória e foi veementemente advertido pela equipe: "Cara, você está brigando pelo título e tenta se matar por uma classificatória? Reveja seus conceitos e prioridades!" Não foi literalmente isso que disseram, mas as broncas que chegavam misturadas em francês, belga e inglês apontavam para algo nesse sentido.
Dylan Ferrandis |
As corridas da categoria foram interessantes, principalmente a primeira bateria onde um pelotão mais compacto disputou forte a segunda posição, enquanto o francês Romain Febvre disparava na liderança para vencer sua primeira bateria no campeonato. Febvre se deu bem no circuito de Trindade, isso já ficou claro no sábado quando venceu a classificatória.
Na segunda bateria Febvre andou próximo da ponta, mas não conseguiu superar o segundo colocado Dylan Ferrandis, nem o vencedor, o esloveno Tim Gajser, que caiu na primeira corrida, mas teve um desempenho prefeito na segunda.
Tim Gajser |
"Talvez o nervosismo tenha me atrapalhado no início da segunda corrida, ou talvez a gripe que me afetou durante a semana, porque demorei para encontrar meu ritmo. Tive que cavar fundo na fase final da corrida, mas quando cruzei a linha em terceiro foi uma sensação incrível descobrir que venci a etapa", comentou o vencedor. Febvre (1-3) superou o conterrâneo Ferrandis em apenas um ponto na etapa: 45 a 44.
O título da classe será decidido no próximo domingo, no México. Tixier, quarto em Goiás, poderia chegar em uma condição melhor. Ainda tem boas chances de título, já que Herlings está (bem) longe de sua melhor forma e no sacrifício correrá em modo de contenção de prejuízos. O que pesa contra Tixier é que há um bom pelotão na categoria que quer mostrar serviço e não vai facilitar a sua vida, assim como não facilitou nas três últimas etapas. O que pesa a favor de Herlings é que a quantidade de inscritos no México não deve ser muito diferente do número alcançado no Brasil. Se conseguir chegar na nona posição nas duas baterias, ele garante seu terceiro título.
Confira em breve no MotoX as galerias de imagens das corridas |
Motos quase perfeitas
Vem chamando atenção a evolução da tecnologia nas motocicletas nos últimos anos. Podemos dizer que estão chegando próximas à perfeição. Motores com uma ampla faixa de utilização, suspensões que amaciam os piores buracos onde as motos originais sofreriam pesadelos e recursos ocultos que uma marca tenta esconder da outra.
Entre os itens eletrônicos, chama a atenção o controle da tração. É comum notar que nas escapadas de traseira em curvas muitos pilotos não se preocupam em corrigir a motocicleta, continuam com o acelerador aberto e apontando a frente para onde desejam ir. Deixam a situação por conta da eletrônica. Tanto que as quedas pela traseira “fugir” do piloto estão se tornando cada vez mais raras no Mundial. Infelizmente ainda não inventaram dispositivo semelhante para a dianteira, como comprovam as quedas de Steven Frossard e Dean Ferris na segunda bateria da MXGP, quando a pista tinha recebido irrigação recente. Segundo comunicado da equipe Husqvarna, o australiano sofreu uma fratura no fêmur.
Brasileiros
Wellington Garcia conquistou a 14ª posição na MXGP |
Foi baixa também a participação de pilotos brasileiros e "abrasileirados" que competem por aqui. Foram cinco na classe principal e seis na MX2. O único sul-americano "estrangeiro" que participou foi o uruguaio Jhonatan Carbajal.
Hector Assunção foi o melhor brasileiro na MX2 em 15º e o goiano Wellington Garcia, verdadeiro ídolo local que não podia dar cinco passos sem ser abordado por algum fã, foi 14º na MXGP.
Hector Assunção foi o 15º colocado na MX2 |
Resultados
P. | Nr | MXGP | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 12 | Nagl, Maximilian | GER | HON | 25 | 25 | 50 |
2 | 21 | Paulin, Gautier | FRA | KAW | 18 | 22 | 40 |
3 | 222 | Cairoli, Antonio | ITA | KTM | 16 | 20 | 36 |
4 | 183 | Frossard, Steven | FRA | KAW | 22 | 14 | 36 |
5 | 100 | Searle, Tommy | GBR | KAW | 14 | 18 | 32 |
6 | 22 | Strijbos, Kevin | BEL | SUZ | 20 | 12 | 32 |
7 | 39 | Guarneri, Davide | ITA | TM | 9 | 16 | 25 |
8 | 32 | Potisek, Milko | FRA | YAM | 11 | 13 | 24 |
9 | 19 | Philippaerts, David | ITA | YAM | 13 | 11 | 24 |
10 | 91 | Karro, Matiss | LAT | KTM | 10 | 10 | 20 |
11 | 111 | Ferris, Dean | AUS | HUS | 15 | 4 | 19 |
12 | 24 | Simpson, Shaun | GBR | KTM | 2 | 15 | 17 |
13 | 999 | Goncalves, Rui | POR | YAM | 12 | 5 | 17 |
14 | 421 | Garcia, Wellington | BRA | HON | 6 | 8 | 14 |
15 | 101 | Martin, Humberto | VEN | YAM | 4 | 9 | 13 |
16 | 407 | Chatfield, Adam | GBR | HON | 7 | 6 | 13 |
17 | 992 | Ramos, Jean Carlo | BRA | HON | 3 | 7 | 10 |
18 | 920 | Salazar, Jetro | ECU | HON | 5 | 3 | 8 |
19 | 89 | Van Horebeek, Jeremy | BEL | YAM | 8 | 0 | 8 |
P. | Nr | MX2 | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 461 | Febvre, Romain | FRA | HUS | 25 | 20 | 45 |
2 | 122 | Ferrandis, Dylan | FRA | KAW | 22 | 22 | 44 |
3 | 243 | Gajser, Tim | SLO | HON | 14 | 25 | 39 |
4 | 911 | Tixier, Jordi | FRA | KTM | 16 | 18 | 34 |
5 | 92 | Guillod, Valentin | SUI | KTM | 18 | 15 | 33 |
6 | 200 | Tonus, Arnaud | SUI | KAW | 20 | 13 | 33 |
7 | 91 | Seewer, Jeremy | SUI | SUZ | 11 | 16 | 27 |
8 | 23 | Charlier, Christophe | FRA | YAM | 13 | 14 | 27 |
9 | 33 | Lieber, Julien | BEL | KTM | 15 | 10 | 25 |
10 | 99 | Anstie, Max | GBR | YAM | 9 | 12 | 21 |
11 | 259 | Coldenhoff, Glenn | NED | SUZ | 10 | 11 | 21 |
12 | 59 | Tonkov, Aleksandr | RUS | HUS | 12 | 9 | 21 |
13 | 64 | Covington, Thomas | USA | KAW | 6 | 7 | 13 |
14 | 400 | Yamamoto, Kei | JPN | HON | 7 | 6 | 13 |
15 | 230 | Assuncao , Hector | BRA | HON | 8 | 5 | 13 |
16 | 17 | Butron, Jose | ESP | KTM | 0 | 8 | 8 |
17 | 274 | Lundgren, Anton | SWE | YAM | 4 | 4 | 8 |
18 | 987 | Santos, Fabio | BRA | HON | 5 | 3 | 8 |
19 | 299 | Navarro De Jesus, Kioman | BRA | YAM | 2 | 2 | 4 |
20 | 134 | Lopes, Caio | BRA | HON | 3 | 1 | 4 |
21 | 815 | Bottcher Fracao, Lucas | BRA | HON | 1 | 0 | 1 |
22 | 829 | Carbajal, Jhonatan | URU | HON | 0 | 0 | 0 |
Classificação Geral
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Por: Lucidio Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Maurício Arruda / Divulgação KTM / www.motorcycle-usa.com / Luiz Pires
Data: 08/09/2014