Mundial de Enduro: 11ª e 12ª etapas - Lumezzane - Itália
Mundial de Enduro - 11ª e 12ª etapas - Lumezzane - Itália
Christophe Nambotin (E1) e Pela Renet (E2) conquistam títulos antecipados
Christophe Nambotin, campeão na E1
Taddy Blazusiak
As 13ª e 14ª etapas do Campeonato Mundial de Enduro invadiram as terras italianas da cidade de Lumezzane no último final de semana e os primeiros campeões da temporada foram definidos. Christophe Nambotin (E1) e Pela Renet (E2) saíram do GP da Itália coroados. A rodada também contou com a participação de Taddy Blazusiak na classe E2, substituindo Antoine Meo (que se lesionou em uma forte queda na prova anterior) na equipe KTM.
O evento conta com uma atração especial, o Xtreme Lumezzane, uma louca prova paralela ao campeonato, que atrae milhares de fãs. Veja porque ela faz tanto sucesso com o público assistindo ao vídeo no final desta matéria.
No sábado (02), Matt Phillips simplesmente dominou a E3. O australiano foi o mais rápido da categoria em seis das nove especiais. "Desde o começo eu fiz o que era preciso fazer e fui com tudo para ficar na frente. É incrível ter vencido", contou Phillips.
Matt Phillips
Ivan Cervantes
A parte agitada da classe ficou por conta da disputa pela vice-liderança. Aigar Leok e Ivan Cervantes decidiram uma boa disputa próximos ao final: o estoniano Leok parecia estar em sua melhor forma quando um erro no último trecho lhe custou o segundo lugar. A quarta colocação ficou para Jeremy Joly seguido de Simone Albergoni, piloto da casa que conquistou um lugar no top 5.
O dia também foi positivo para Alex Salvini, defensor do título na E2, que conquistou na terra natal a primeira vitória do ano. O italiano da Honda definiu a vitória impondo muita velocidade ainda no começo das trilhas. "É fantástico voltar a vencer e é perfeito que seja na Itália. Está sendo uma temporada difícil para mim, espero que essa vitória seja o começo de algo bom", comentou.
Alex Salvini
Torcida italiana fazendo a festa durante a passagem dos pilotos
Pela Renet sofreu para alcançar a vice-liderança por conta de um começo ruim, mas ao fim do dia venceu três das quatro especiais do trecho final. E a proximidade dos últimos momentos da temporada também deu fôlego para Lorenzo Santolino, que conquistou o primeiro pódio da temporada com o terceiro lugar do dia. A quarta colocação do dia ficou nas mãos de Taddy Blazusiak. O polonês se manteve em terceiro pela maior parte do tempo, mas um tombo lhe custou uma posição. Oriol Mena foi o quinto colocado.
Cambaleando entre dar tudo de si para conquistar o título e correr com cuidado para não botar tudo a perder, Christophe Nambotin encontrou o equilíbrio e a vitória na E1: "Foi um ótimo dia. Corri de forma segura, sem cometer erros e tive certeza da vitória. Se tudo der certo, neste domingo, consigo meu primeiro título na classe", previu. Anthony Boissiere e Eero Remes foram segundo e terceiro colocados, à frente de Cristobal Guerrero, que se recupera de uma lesão no ombro. Thomas Oldrati completou os cinco primeiros.
Christophe Nambotin festeja com a equipe o título antecipado
Cristobal Guerrero
Cumprindo com suas expectativas, no domingo (03), Nambotin não precisava acelerar tudo para conquistar o título, mas mesmo assim foi exatamente o que fez. O francês venceu todas as especiais e terminou o dia com a vitória e o título. "É um momento muito especial para mim. Competir na E1 foi um desafio grande e difícil, mas eu sempre me esforcei 100%. E por as mãos no título aqui na Itália é magnífico", compartilhou Nambotin.
Para a alegria da KTM, Cristobal Guerrero confirmou a recuperação ao completar o dia na segunda posição à frente de Thomas Oldrati. Jeremy Tarroux, quarto, e Jaume Betriu, quinto, completaram os mais rápidos do dia.
Na E2, Alex Salvini encerrou o final de semana com sorriso de orelha a orelha ao vencer. "Foi perfeito. As condições eram difíceis, mas mantive o foco e fiz o que era preciso para a vitória", explicou o italiano. Lorenzo Santolino também continuou com o bom ritmo e foi o segundo colocado.
Pela Renet, campeão da E2
Jeremy Joly
Quem largou e chegou com tranquilidade foi Pela Renet. O francês só precisava terminar o dia em segurança para conquistar o título e assim o fez ao completar na terceira colocação. "Sem palavras para descrever esse momento. Hoje foi difícil por causa da chuva, mas apenas me concentrei em correr pelo título. É meu segundo no campeonato mundial e é fantástico", contou. Novamente surpreendendo, Taddy Blazusiak segurou a quarta colocação à frente de Oriol Mena.
Contrariando as outras classes, a E3 não foi um mar de rosas durante o domingo. Que o diga Matt Phillips. O piloto quebrou o pé nas trilhas ao bater a perna em um pedaço de metal. Sem o australiano na briga, o caminho ficou livre para Oscar Balletti conquistar sua primeira vitória na competição. "É um resultado inacreditável para mim. Estou muito feliz". Retornando à disputa, David Knight foi o vice-líder da classe seguido de Jeremy Joly. Simone Albergone e Ivan Cervantes completaram o top 5.
A etapa final do Mundial de Enduro acontece dentro de um mês, nos dias 13 e 14 de setembro, na França.