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Apresentação da nova Suzuki RM-Z450 2015





Apresentação: Suzuki RM-Z450 2015

Suzuki lança nova 450cc e traz 85cc de volta ao mercado


RM-Z450


Câmbio foi refinado para permitir engates mais suaves e precisos. As Peças novas estão em destaque na ilustração
Na última sexta-feira (16/05), a Suzuki anunciou ao Mundo do Motocross novidades sobre as motos modelo 2015. Com mudanças mais radicais do que as feitas ao longo dos últimos anos, a RM-Z450 2015 vem à público reformulada e com a promessa de pequenos recursos quase que mágicos. Além de apresentar a nova RM-Z250, a marca japonesa também traz de volta ao mercado as RM85.

É claro que a luz principal se mantém sobre a 450cc, baseada nas motos de fábrica de Clement Desalle, Kevin Strijbos e James Stewart, que vêm testando nas Competições as inovações propostas pela fábrica. Vale lembrar quando a nove anos atrás, a Suzuki trouxe as primeiras motos da modalidade com injeção eletrônica e agora a marca lança o Holeshot Assist Control (controle de assistência de largada), um dos atrativos principais do novo modelo.



James Stewart


Botão S-HAC
O novo sistema, o S-HAC, possui dois modos diferentes para auxiliar o piloto no momento da largada, proporcionando uma saída mais rápida e eficiente. Em superfícies duras ou escorregadias, o indicado é o modo A: o S-HAC altera o ponto de ignição para reduzir a perda de tração das rodas e após 1,2 segundo ou quando se atinge a terceira marcha o sistema retorna a ignição ao ponto normal. Já em terrenos que oferecem boa tração, o modo B permite uma largada mais agressiva, avançando o ponto de ignição para aumentar a resposta do acelerador. A saída do modo B se dá em três condições: após 4,5 segundos, quando alcança a quarta marcha ou quando o acelerador se fecha (a que vier primeiro). Visto como revolucionário para a fábrica japonesa, o S-HAC pode ser ativado ou desativado por um botão localizando do lado esquerdo do guidão.


Controle de Suspensão


Ajust de Garfo
Outra novidade na RM-Z450 é a suspensão Showa SFF Air Fork, agora padrão para as motos 2015 da fábrica. Segundo a Suzuki, com diversas possibilidades de ajuste, a SFF-Air é cerca de 2,5 quilos mais leve do que os conjuntos convencionais de suspensões e os ajustes no garfo podem ser feitos facilmente com o uso de uma bomba manual. A economia de peso também permitiu à Showa aumentar o diâmetro do tubo (de 48 mm, em 2014, para 49 mm), o êmbolo (de 38 mm para 39) e o tamanho da haste (de 12.5mm para 14), melhorando a performance da suspensão.

A RM-Z450 ainda apresenta a injeção de combustível com dois plugs para mudar a programação da peça e motor quatro tempos 449cc refrigerado a água com duplo comando no cabeçote.

É necessário mencionar também a reestruturação do quadro: a armação interna reformulada reduziu o peso em 4%, segundo a fábrica, tudo isso sem perder a rigidez. Os modelos direcionados aos Estados Unidos contam também com um tubo de escapamento interno extra para cumprir com os regulamentos de ruído da AMA.


Rota das mangueiras de refrigeração também mudou. 2014 à esquerda, 2015 à direita


Motores 2014 e 2015. Repare a nova rota da mangueira mais distante do cabeçote e o pedal de partida maior na 2015


Novo garfo dianteiro com mola a ar. À direita o bico para ajustar a pressão da mola. O novo conjunto perdeu mais de 2 quilos em relação ao antigo


Plugs de ajuste da injeção e ponteira de escape




Quadro 2015


RM-Z 250


RM-Z250

A Suzuki não deixou de falar da RM-Z250 2015, que mantém o seu chassi e conta com componentes do modelo 450cc, como a injeção de combustível. O motor quatro tempos 249cc conta com refrigeração líquida e comando duplo no cabeçote (4 válvulas).


RM85

E a caçula das motos da fábrica japonesa, a RM85, retorna, sem novidades, com motor dois tempos com refrigeração líquida. Conforme as informações da marca, os freios a disco dianteiros e traseiros proporcionam freadas seguras e as rodas (dianteira de 17 polegadas e traseira de 14) dimensionam a moto para pilotos jovens.

A linha completa de motos 2015 está prevista para chegar ao mercado norte-americano e europeu em julho deste ano. Não há previsão de disponibilidade dos modelos no Brasil.









Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Divulgação

Data: 26/05/2014

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