Primeiras impressões do novo Quadri Honda TRX 420 Fourtrax
Primeiras impressões: Honda TRX 420 Fourtrax
Diversão!.. Esta é a palavra mais adequada para quem busca um veículo Off-Road para o lazer. Entretanto, o novo Quadriciclo da Honda, o TRX 420 Foutrax pode ir muito mais além, sendo também uma opção interessante para o trabalho, juntando o útil ao agradável.
Lançado nos Estados Unidos para o uso profissional, ele se destacou por sua robustez e confiabilidade. No Brasil, no entanto, o mercado de Quadriciclos para lazer está crescendo e juntamente com ele vem o uso para o trabalho, e por que não reunir as duas opções em um só veículo?..
Pensando nisso, a Honda trabalhou em diversas melhorias na nova versão do TRX 420 Fourtrax, para que ele possa ter mais esportividade afim do lazer dos consumidores. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor este quadriciclo andando em trilhas e também conhecendo as opções de implementos que podem acompanhar o modelo. Confira!..
Mudou:
Foram varias as mudanças que recebeu o TRX 420 Foutrax 2014. A terceira geração deste Quadriciclo está mais potente, seu motor OHV monocilíndrico, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica, agora rende 26,9 cv de potência máxima e torque de 3,09 kgf.m.
O chassi também é novo e está agora 20% mais rígido que a versão anterior, isto aconteceu para que as novas suspensões sejam mais bem aproveitadas à carga transportada. Este conjunto passou de 160 mm para 170 mm. Sem contar o novo sistema de escapamento e um assento em novo formato e mais macio para garantir maior conforto ao Piloto.
Outras mudanças importantes estão no tanque, agora com maior capacidade 14,7 litros, e no alternador mais potente com conector elétrico de 12 w, que pode servir como tomada para carregar celular ou instalar um GPS, por exemplo. A lâmpada do farol também está mais potente e passou de 30 w para 35 w para melhor iluminação.
Primeiras impressões:
O mercado de Quadriciclos ainda é muito pequeno no Brasil, sendo vendidas cerca de 7.000 unidades em 2013. No entanto, a diversão e a utilidade que ele pode proporcionar pode fazer este número crescer rapidamente no mercado nacional. Quem anda pela primeira vez em um veículo como este vai sentir a diferença em relação a uma moto, ele não é uma motocicleta de quatro rodas, muito pelo contrário, e exige certos cuidados para pilotá-lo.
A Honda está disponibilizando duas versões do TRX 420 Foutrax, TM (4x2) R$ 18.890 e FM (4x2 e 4x4) R$ 20.990. O diferencial do modelo topo de linha, além do sistema 4x4 é o painel de instrumentos totalmente digital completo, com horímetro, que marca seu tempo de uso e informa a hora de realizar a manutenção.
O veículo que andamos foi justamente este 4x4, que permite que o Piloto mude a tração mesmo com o veículo em movimento. Porém, a diversão fica quando a alavanca está na função 4x2, assim durante as curvas é possível derrapar as rodas traseiras garantindo a brincadeira.
O sistema 4x4 é muito útil para situações onde o terreno não está com muita aderência, já nas curvas o veículo fica meio limitado. Mesmo assim, a direção fica mais leve e o Quadriciclo responde muito bem. É a função ideal para utilizar no trabalho, principalmente quando está rebocando alguma coisa.
Seu conjunto de suspensões é independente na dianteira com amortecedores de dupla ação do tipo “Double Wishnone” e na traseira monoamortecida. De acordo com a montadora esta opção foi pensada para melhor distribuição do peso quando o veículo estiver com implementos acoplados ao reboque. Ele da conta do recado e ultrapassa obstáculo com facilidade.
Trabalho:
O Quadriciclo está sendo muito útil para diversos tipos de trabalhos nas mais variadas empresas. A própria Honda já adaptou alguns modelos para os bombeiros utilizarem nos primeiros atendimentos aos Pilotos em treinos e Provas Off-Road. O mesmo será utilizado na Granja Comary, base da Seleção Brasileira de Futebol, como forma de trabalho.
No campo e também no litoral ele está sendo cada dia mais útil para ajudar no trabalho, principalmente em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, além de policiamento ostensivo em cidades litorâneas.
O TRX 420 Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro com capacidade de transportar volumes até o peso máximo de 30 kg. Conta ainda com bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes. O modelo pode rebocar até 385 kg.
Com este lançamento do TRX 420 Fourtrax a Honda espera comercializar em 2014 cerca de 6.000 unidades, quase duplicando o número de vendas de 2013, que foi de 3.893 unidades.
Ficha Técnica:
Honda: TRX 420 Fourtrax
Motor: OHV, monocilíndrico 4 tempos, refrigeração líquida
Capacidade Cúbica: 420 cm³
Potência Máxima: (declarada) 26,9 cv a 6.250 rpm
Torque Máximo: (declarado) 3,4 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio: Cinco Marchas + Ré
Transmissão Final: Eixo-Cardã
Alimentação: Injeção Eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Berço Duplo
Suspensão Dianteira: Double Wishbone com 170 mm de Curso
Suspensão Traseira: Tipo “Trailing” concebido para tração de reboque (monoamortecedor) com 170 mm de curso
Freio Dianteiro: Dois Discos dianteiros de 156 mm de diâmetro
Freio Traseiro: A Tambor de 160 mm de diâmetro
Pneus: AT 24 X 10-11 (sem câmara - Diant.)/ AT 24 X 8-12 (sem câmara – Tras.)
Comprimento: 2.103 mm
Largura: 1.205 mm
Distância Entre-Eixos: 1.268 mm
Distância do Solo: 183 mm
Altura do Assento: 856 mm
Peso em ordem de Marcha: Não Disponível!..
Peso a Seco: 247 kg (4x2) /263 kg (4x4)
Tanque de Combustível: 14.7 Litros
Cor: Vermelha e Verde
Preço: R$ 18.890,00 (versão 4x2 - TM) e R$ 20.990,00 (versão 4x4 - FM)
OBS: Valores em SP!..
Por: Paulo Souza
Fonte: www.moto.com.br
Editado por: Pedro Paulo Lins - Pepa
E-mail: pepalins@hotmail.com
Fotos: Caio Mattos/Honda
Data: 28/05/2014